Em meio à crise armada que afeta o Sri Lanka, mais de 70 encarregados da Cáritas Internacional se reúnem na capital do país, desde hoje até a quinta-feira, para participar do Primeiro Foro Internacional de Paz desta organização.

Conforme informa a agência Fides, os delegados vindos de diversos lugares como a Colômbia, Palestina, Congo, Irlanda e Filipinas, entre outros, compartilharão suas experiências na luta pela paz e procurarão meios para promovê-la no Sri Lanka.

"Estamos aqui em solidariedade com todos aqueles que acreditam na paz, paz com justiça que deve ser promovida através do diálogo entre os seres humanos, não com a culatra de uma pistola", indicou Duncan MacLaren, Secretário Geral da Cáritas Internacional. "O desenvolvimento e o conflito são inimigos mortais, por isso faz falta encontrar modos para evitar o conflito e melhorar a vida humana. Essa é a questão fundamental à qual devemos responder", acrescentou.

Para o Pe. Damian Fernando, Diretor da Cáritas Sri Lanka, é um privilégio ser a sede do Primeiro Foro pela paz da organização. "A chegada de todos estes delegados, muitos dos quais têm muita experiência em comunidades que vivem em meio de conflito, dá força a quem luta por conseguir a paz para o Sri Lanka", manifestou e destacou que "deve respeitar o acordo de Cessar Fogo, deter a violência e a destruição de seres humanos e voltar para a mesa de negociação".

"Como alguém do Oriente Médio, onde o conflito no Iraque e a ocupação da Terra Santa, posso dizer que este Fórum se realiza no momento justo. Durante minha vista a Kandy (cidade do Sri Lanka) pude entender que a paz é possível e que as pessoas podem reconhecer umas a outras, aceitar suas diferenças e aprender a viver juntas", manifestou Claudette Habesch, Secretária Geral da Cáritas Jerusalém e Presidente da Cáritas Oriente Médio e Norte da África.

Para maior informação sobre o evento, escreva para: ipocock.caritas@eureka.lk ou acesse o site: http://www.caritassrilanka.org