O semanário Desde la Fé, publicado pela arquidiocese do México, recordou em sua última edição que os católicos do país devem meditar seu voto e fazer uma opção pelos candidatos que se comprometam a defender os "valores da vida".

Com as eleições deste domingo, nas quais serão eleitos o presidente, legisladores e outros cargos públicos, um artigo do sacerdote Mario Angel Flores propõe que todos os católicos devam agir em correspondência com os valores e princípios do Evangelho.

Segundo o texto, os católicos devem meditar seu voto segundo o compromisso dos candidatos na defesa da vida desde seu início até seu término natural; a família como união estável entre homem e mulher; a promoção da justiça, a fé e a ordem pública, entre outras coisas.

Por sua vez, o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera, pediu aos candidatos e seus partidários manter a calma nos últimos dias da campanha, que costumam ser marcados por "manifestações de inconformidade, de rebeldia da cidadania".

"Muitos dessas manifestações compreendemos perfeitamente bem, porque não foram escutadas, mas isso não justifica que as eleições passem para segundo lugar ou que sofram violência. Acredito que os mexicanos saberão se comportar à altura da cultura, a civilidade que temos, e iremos votar tranqüilamente. Estamos em uma sociedade plural, onde cada quem pode fazer sua escolha com toda liberdade", asseverou.

O Cardeal reiterou seu chamado aos cidadãos para que votem, e evitar que o abstencionismo triunfe neste domingo. "É preciso votar, e ir dar o voto pela pessoa, pelo partida, pelo projeto de nação que mais nos convier", indicou e pediu que se respeite os resultados.