O Papa Bento XVI recebeu nesta segunda-feira a Presidenta das Filipinas, Gloria Macapagal-Arroyo, com quem conversou a recente decisão da maior nação católica da Ásia de abolir a pena de morte.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, assinalou que "no curso da cordial conversa a Presidente explicou ao Santo Padre a nova lei de abolição da pena de morte, assinada precisamente no sábado passado, festividade de São João Batista".

"A senhora Macapagal-Arroyo também apresentou ao Papa o projeto de reforma da Constituição, cujo objetivo é o desenvolvimento mais harmonioso do país, reservando uma atenção privilegiada aos setores mais pobres da população", disse o comunicado.

"Durante a conversa foi feita referência, além disso, às favoráveis perspectivas de diálogo com a população muçulmana do país e a esperança de uma pacificação nacional".

"A Presidenta, observou, enfim, como os valores cristãos, nos quais se reconhece a maioria dos filipinos, encontrem também expressão e apoio na legislação do Estado", concluiu o comunicado.