A imprensa local informou que bispos argentinos e uruguaios se reuniram ontem na Diocese de Salto para tratar o tema das indústrias papeleiras instaladas na fronteira dos dois países, mas se descartou estudar uma possibilidade de mediação da Igreja.

O encontro se deu logo depois da tomada de posse de Dom Pablo Galimberti, Presidente da Conferência Episcopal Uruguaia, como novo Bispo de Salto. Na cerimônia participarão o Bispo de Gualeguaychú, Dom Jorge Lozano; e o Bispo de Concórdia, Dom. Luis Collazuol.

Segundo o jornal La República, Dom Galimberti assinalou que o encontro com os prelados argentinos serviria "para analisar o alcance das expressões do Presidente (Néstor) Kirchner", que meses atrás manifestou seu desejo de que a Igreja seja mediadora no conflito. "Quero conhecer como interpretam eles o chamado do mandatário de seu país e descobrir os alcances da proposta", expressou o Presidente da CEU.

O Prelado explicou que ainda "estamos em uma etapa muito primária" e que depois do encontro deverão analisar o tema entre os bispos uruguaios "e levar em conta a opinião do Presidente (do Uruguai) Tabaré Vázquez".

Por sua vez, Dom Lozano declarou à agência TELAM (Argentina), que não está previsto analisar o tema, mas não descartou que se considere continuar concretizando "gestos conjuntos" como a jornada de oração convocada por ambos os episcopados para "criar um clima de diálogo" que ajude a superar a discrepância. O Prelado também descartou uma "mediação oficial" por parte da Igreja.