As relações entre a Santa Sé e a China serão um dos temas do Bispo de Hong King, Dom Joseph Zen, tratará com o Papa João Paulo II em sua próxima visita ao Vaticano.

Segundo informou o jornal South China Morning Post, esta será a primeira visita que Dom Zen fará ao Papa desde que sucedeu o Cardeal John Baptist Wu no ano de 2002. A última visita do Purpurado ao Vaticano ocorreu em 1996. A viagem de Dom Zen está prevista para o final do ano.

Dom Zen é um ativo Bispo que se tornou um dos principais críticos da falta de liberdade religiosa no país e apoiou os protesto a favor da democracia na ex-colônia britânica.

O porta-voz da diocese, Lawrence Lee, indicou que "o Bispo só discutirá com o Santo Padre o que considerar mais importante. Mas as relações entre a Igreja e o estado, assim como o desenvolvimento democrático serão mencionados mesmo que brevemente".

A China e o Vaticano não têm vínculos diplomáticos. O governo comunista considera proibidas as comunidades católicas que são fiéis aos Papa.

Em Hongo Kong, a situação é diferente, a Igreja Católica trabalha livremente e tem garantido este derecho pelo menos para os 50 anos posteriores a 1997, quando o território passou a esta sob a soberania da China.