O Vigário da arquidiocese de Roma e Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Camillo Ruini, destacou a vida fecunda do Cardeal argentino Eduardo Francisco Pironio, cujo processo de beatificação acaba de iniciar hoje.

A cerimônia de abertura se realizou no Sala da Conciliação do Palácio Apostólico de Laterano, sede do Vicariato de Roma. Nesta cidade o Cardeal argentino viveu seus últimos dias.

Durante a cerimônia, o Presidente da CEI recordou a doença que padeceu o Cardeal Pironio, que "acreditava profundamente na fecundidade do sofrimento e da cruz".

Também destacou sua "fecunda experiência de trabalho no Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), onde pôde oferecer seus conhecimentos, em particular sobre as exigências da Igreja latino-americana".

Durante sua vida, recordou o Vigário de Roma, o Cardeal argentino deu um grande contribuição à realização das Jornadas Mundiais da Juventude, "que nasceram pela intuição profética e do grande amor pelos jovens de João Paulo II e que encontraram no Cardeal um sustentador convencido e um sábio artífice".

Sua vida

O Cardeal Eduardo Pironio nasceu em 3 de dezembro de 1920, foi Bispo de Mar del Plata e foi designado Presidente do Conselho Pontifício para os Leigos em 8 de abril de 1984. Neste cargo foi um dos impulsores das Jornadas Mundiais da Juventude. Previamente foi Prefeito da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada. Faleceu em 5 de fevereiro de 1998 e seus restos descansam na Basílica de Luján.

O Cardeal sempre disse que sua vocação religiosa começou em sua família graças a sua mãe, que aos 18 anos de idade, logo depois de ter seu primeiro filho, terminou muito doente e lhe advertiram que não poderia ter mais filhos. Entretanto, logo depois de pedir assistência espiritual ao então Bispo de La Plata, deu à luz mais 21 filhos. O Cardeal Pironio foi o último.