A Conferência Episcopal Mexicana (CEM) anunciou para hoje, sexta-feira 23 de junho, no Santuário do Monumento Votivo Nacional a Cristo Rei da Paz, a segunda consagração da nação ao Sagrado Coração de Jesus, no marco da visita que as relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque fazem ao país.

O Bispo Auxiliar do México, Dom Rogelio Esquivel Medina, informou que a Missa de renovação será presidida pelo Presidente da CEM, Dom José Guadalupe Martín Rábago. Durante a celebração será lida a mensagem que o Papa Bento XVI enviou para esta ocasião.

Dom. Esquivel Medina, também Presidente do Comitê Organizador da Consagração e da Visita ao México das Relíquias da Santa Margarida Maria Alacoque, explicou que as relíquias da Santa percorrem o país de 24 de abril a 29 de julho; a fim de "resgatar, reavivar e fortalecer esta devoção fundamental da fé dos mexicanos, a fim de que reine o amor misericordioso de Cristo Rei em todos os lugares de nossa Pátria".

Santa Margarida Maria Alacoque é a "confidente e depositária das Promessas do Sagrado Coração do Jesus a seus fiéis adoradores".

A primeira consagração do país ao Sagrado Coração de Jesus foi em 11 de outubro de 1924, durante o Primeiro Congresso Eucarístico Nacional celebrado na Catedral Metropolitana do México.

"Sagrado Coração de Jesus, Cristo Rei da Paz, cheios de júbilo vamos hoje a nos prostrar diante de Ti e contentes lhe proclamamos, uma vez mais, Rei Eterno da Nação Mexicana. Coroamos sua frente com um diadema de corações mexicanos, para que reja a seu povo amado", afirma parte do texto preparado pela CEM para a cerimônia de renovação.

O texto completo se encontra em: http://www.cem.org.mx/prensa/cem/060622.htm