A Comissão Episcopal de Educação da Conferência Episcopal Boliviana (CEB) e o Foro Educativo Boliviano se reúnem até 24 de junho em um encontro nacional para elaborar propostas para um "novo modelo educativo".

"O objetivo central do encontro nacional é formular linhas para uma proposta educativa que considere mudanças na educação formal e alternativa, no marco do novo contexto político e social que experimenta o país", assinala um comunicado da CEB.

O evento se intitula "Participação Plena na Definição da Política Educativa Nacional" e conta com a participação de mais de uma centena de delegados e de especialistas. Serão analisados o projeto de lei da Educação Boliviana, que propõe uma educação laica onde o curso de religião seja opcional; "as políticas atuais do Ministério de Educação e Culturas, a participação social na educação, as autonomias, a Assembléia Constituinte e a Educação".

Por outro lado, o texto da nova Lei da Educação Boliviana será analisado pelo Congresso Nacional da Educação entre 10 e 15 de julho.