O tenente coronel chefe do Comando da Guarda Civil de Córdoba, José Ignacio Criado, desprezou o pedido feito por dois guardas civis do Posto de Almodóvar del Rio para que se retire de suas dependências oficiais uma imagem da Virgem do Pilar.

Na véspera, a Associação Unificada de Guardas Civis de Córdoba, pediu tirar da esfera pública a imagem da Virgem ao indicar que é "um símbolo da religião católica exposto em umas dependências oficiais da administração pública estatal".

A respeito, Criado lembrou que "a declaração da Virgem do Pilar como Padroeira do Corpo da Guarda Civil é plenamente de acordo com o direito e só supõe o reconhecimento de uma tradição histórica, que não invalida de modo algum nenhum direito dos guardas civis".

Do mesmo modo, um guarda civil destinado no posto de Almodóvar del Rio cursou uma instância dirigida à Direção Geral da instituição, em que pede que permaneça a imagem da Virgem do Pilar no quartel.

Em 7 de janeiro de 1913, o então diretor geral da Guarda Civil solicitou que a Virgem do Pilar fora declarada oficialmente a Padroeira do Corpo. Seis dias depois, em 13 de janeiro, o Rei Alfonso XIII aceitou o pedido.