Durante sua peregrinação a Santiago de Compostela, o Cardeal Antônio Maria Rouco Varela, Arcebispo de Madri e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola expressou sua satisfação pelo fato de que o Governo socialista tenha anunciado que não pensa em modificar os acordos com a Santa Sé.

"É bom que (o governo) não tenha planos nesta legislatura de modificar os acordos da Espanha com a Santa Sé", disse o Purpurado, ao indicar que com esta decisão, pelo menos temporáriamente "o problema fica esclarecido".

Abordado pela imprensa durante sua peregrinação, o Cardeal Rouco preferiu não responder a perguntas sobre temas políticos; mas expressou sua satisfação com o anúncio do Ministro da Justiça, Juan Fernando López Aguilar, que indicou que o governo respetaria os acordos com a Santa Sé e dialogaria "positivamente com a Igreja Católica e com outras confissões, com uma perspectiva de respeito recíproco".

O Purpurado concluiu suas declarações indicando que durante a Peregrinação Européia de Jovens ( a Santiago de Compostela durante este "Ano Jacobeu" ) será defendida "nossa visão cristã da vida, do amor e do matrimônio".