Ser um pastor fiel, conjugar a atenção pastoral e a preparação doutrinal, bem como o conhecimento e confiança recíprocas são as razões que levaram o Papa Bento XVI a escolher o Cardeal Tarcísio Bertone novo Secretário de Estado Vaticano.

Assim manifestou o próprio Santo Padre em uma carta que dirigiu aos fiéis da arquidiocese de Gênova por motivo da nomeação de seu Arcebispo à frente da Secretaria de Estado.

O Pontífice assinala em sua missiva que durante os três anos em que o Arcebispo guiou a arquidiocese, os fiéis aprenderam "a apreciar os dons e qualidades que fazem dele um pastor fiel, particularmente capaz de conjugar atenção pastoral e preparação doutrinal".

"São estas características, junto com o conhecimento e a confiança recíproca, que amadureceram durante os anos de serviço comum na Congregação para a Doutrina da Fé, as que me levaram a escolhê-lo para uma tarefa tão alta e delicada ao serviço da Igreja universal, na Santa Sé".

Depois de expressar ser consciente de ter pedido "um grande sacrifício" ao Cardeal e aos fiéis confiados a seus cuidados em Gênova, o Papa afirma estar seguro "de que seu afeto e sua oração" pela comunidade genovesa os levará à Sé de Pedro.

"A história de sua diocese demonstra a fidelidade generosa ao Vigário de Cristo, à que apelo, também em virtude do nome que escolhi para meu ministério petrino: é o nome do último Papa genovês, tão devoto da Virgem da Guarda, a quem confio todos neste momento de transição, delicado, mas abundante de graça, porque "todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus".

Do mesmo modo, o Santo Padre se comprometeu "a nomear o antes possível um novo sucessor na Cátedra de São Siro", pedindo aos fiéis genoveses unir-se a ele "na oração ao Espírito para que nos ajude neste discernimento e lhes asseguro a partir de agora minha lembrança e minha bênção apostólica na oração por todos os membros da Igreja na Gênova: os pastores, os consagrados, as famílias, os jovens, os doentes".