O Papa Bento XVI nomeará Dom Giovanni Lajolo, como novo Presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano, em substituição do Cardeal Edmund Cachemira Szoka.

Conforme informou o Vatican Information Service, "o Papa aceitou, segundo o Cânon 354 do Código de Direito Canônico, a demissão do cardeal Edmund Cachemira Szoka, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e presidente de Governo do mesmo Estado, mas lhe pediu, entretanto, que siga em seu cargo até 15 de setembro de 2006, com todas as faculdades próprias deste ofício".

"Na mesma data (15 de setembro próximo) o Santo Padre nomeará o arcebispo Giovanni Lajolo, secretário da seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, novo presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e presidente de Governo do mesmo Estado".

A Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano é o dicastério responsável por reger o funcionamento do Vaticano em sua qualidade de cidade e estado.