A Santa Sé informou hoje que o Papa Bento XVI nomeará o Cardeal Tarcisio Bertone, atual Arcebispo da Gênova, como novo Secretário de Estado Vaticano.

O Papa aceitou a demissão do Cardeal Angelo Sodano, mas lhe pediu que siga em seu cargo até 15 de setembro de 2006, com todas as faculdades próprias deste ofício.

Segundo o Vatican Information Service, na mesma data o Santo Padre nomeará o Cardeal Bertone como seu sucessor, e "receberá em audiência os superiores e oficiais da Secretaria de Estado para agradecer publicamente ao Cardeal Angelo Sodano seu serviço amplo e generoso à Santa Sé e para lhes apresentar ao novo secretário de estado".

Ex-colaborador do Cardeal Ratzinger

O Cardeal Bertone nasceu em 2 de dezembro de 1934 em Romano Canavese, diocese de Ivrea, Itália. É o quinto de oito irmãos.

Ingressou na Sociedade de São Francisco de Sales de São João Bosco (Salesianos). Mais tarde, obtém sua licenciatura em teologia (com uma dissertação sobre tolerância e liberdade religiosa) na Faculdade Salesiana de Teologia em Turim. Em seguida consegue sua licenciatura em teologia e um doutorado em direito canônico no Pontifício Ateneu Salesiano atrás de sua dissertação sobre O Governo da Igreja no pensamento do Bento XIV – Papa Lambertini (1740 – 1758).

Foi ordenado sacerdote em 1960 e eleito Arcebispo de Vercelli em 1991. Em 1995 foi nomeado Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, onde trabalhou com o então Cardeal Joseph Ratzinger. Foi encarregado pelo Papa João Paulo II da publicação da terceira parte do "segredo" de Fátima. No ano 2002 foi nomeado Arcebispo da Gênova e criado cardeal um ano depois.