O Bispo Auxiliar de Madri, Dom Eugenio Romero Pose, apresentou seu livro "Raízes cristãs da Europa. Do Caminho do Santiago a Bento XVI", no qual adverte as conseqüências de negar as origens cristãs do continente.

"Ocultar as raízes e o espírito que se albergam na consciência européia equivaleria a esquecer a longa e larga história de nosso continente", assinalou o Prelado durante a apresentação do livro.

Dom Romero destacou a figura do Papa João Paulo II, que se converteu em "um personagem chave para o novo olhar a Europa" e em "um referencial indiscutível na história européia de fins do segundo milênio". Acrescentou o atual Pontífice, Bento XVI, sempre demonstrou sua paixão pela Europa.

Por sua vez, o escritor Juan Manuel de Prada comentou que a obra é uma análise dos acontecimentos que vive a sociedade atual e um percurso sobre a construção de uma Europa cristã em torno do significado do Caminho de Santiago, que é "a medula histórica da identidade européia".

De Prada advertiu que "forças poderosas conspiram contra o legado cristão, criando confusão e debilidade para que desapareça o cristianismo". Acrescentou que o relativismo não é garantia de liberdade.

"A religião cristã é o elemento que dá unidade e identidade à Europa" e "negar a herança cristã é negar sua identidade", afirmou.