O novo Bispo de Itanagar (nordeste da Índia), Dom John Thomas Kattrukudiyil, destacou que apesar de obstáculos como a polêmica lei anticonversão, sua diocese conta com cerca de 100 mil católicos, e o número continua aumentando.

Em sua visita à sede da organização internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o Prelado advertiu que diante do panorama vigente o mais importante é formar mais catequistas para enviá-los a povos remotos onde possam ajudar as pessoas a manter viva a fé, já que de outra maneira "os católicos poderiam ser captados por seitas que são cada vez mais poderosas".

"Nos próximos 3 ou 4 anos, todos os povos de minha diocese deveriam entrar em contato com a Igreja, e para alcançar esta meta me propus formar novos catequistas", anotou.

Dom Kattrukudiyil, também insistiu na necessidade de construir um novo seminário de formação para sacerdotes em Itanagar, edifícios eclesiásticos, capelas, e centros de jejum.

A Diocese de Itanagar, erguida em 2003, conta com mil habitantes. Na atualidade, 50 sacerdotes, tanto diocesanos como regulares, assistem aos fiéis das 17 paróquias.