O Papa Bento XVI recebeu hoje em audiência os participantes da reunião das Obras para a Ajuda às Igrejas Orientais e recordando-lhes sua identidade destacou a inspiração evangélica e a sensibilidade eclesial que nasce do vínculo com o Vigário de Cristo.

Ao iniciar seu discurso, o Papa recordou aos presentes que "sempre os guiou a inspiração evangélica e uma aguda sensibilidade eclesial que nasce da união existente entre vós e o Sucessor do Pedro".

Também incentivou os participantes da Audiência a "continuar cultivando nos educadores e nos operadores da caridade, a ‘formação do coração’ para alcançar ‘aquele encontro com Deus em Cristo que suscite neles o amor e abra sua alma para o outro, de modo que para eles o amor ao próximo não seja mais um mandamento imposto desde o exterior, mas sim uma conseqüência que deriva de sua fé que se converte operante no amor".

Em seguida recordou às "Comunidades católicas Orientais" e se referiu de modo especial às da "Terra Santa" pois "é desejo de todos os cristãos poder encontrar sempre na terra que deu à luz nosso Redentor uma viva comunidade cristã".

Descrevendo a situação daquelas regiões afirmou que "as graves dificuldades que vive pelo clima de insegurança, pela falta de trabalho, pelas inumeráveis restrições com a crescente pobreza que lhe segue, constituem para todos nós motivo de sofrimento".

Respondendo à problemática atual, o Pontífice afirmou que "nosso primeiro e fundamental dever é o de perseverar em uma confiada oração ao Senhor que jamais abandona seus filhos na provação".

"A esta –continuou– vai unida uma ativa solicitude fraterna capaz de encontrar caminhos sempre novos para sair ao encontro dos necessitados daquelas populações".

Finalmente o Papa convidou a todos os "pastores e fiéis a criar quanto antes em toda a região do Oriente Médio as condições de uma serena e pacífica convivência".