A "Libreria Editrice Vaticana" –a casa editorial do Vaticano- comemorará nesta sexta-feira o 40° aniversário da primeira Encíclica do Papa Paulo VI, "Ecclesiam Suam", publicada em 6 de agosto de 1964.

Na Encíclica, que veio à luz por ocasião da festa da Transfiguração do Senhor, o Papa Paulo VI lembrou que a Igreja é "dele" –referindo-se a Jesus Cristo- e não dos homens, e portanto, a lhe correspondia uma missão no mundo de acordo com os desígnios de Deus e não dos planos humanos.

O autor do livro "Paulo VI, Mestre espiritual", publicado originalmente em francês pela "Edition du Jubilé" de Paris, é o monge Patrice Mahieu, Secretário do Abade da abadia de Solesmes e curador da coleção "O que diz o Papa", da editorial Sarment-Fayard.

"O magistério de Paulo VI ressurge assim, em um amplo e original ‘excursus’, entre suas cartas, suas meditações, seus discursos e suas homilias, fazendo emergir poderosamente a qualidade humana e não só pastoral de um mestre do espírito", explicou a nota de imprensa da editora vaticana.