Bispos dos Estados Unidos, América Central e México, reunidos em Tabasco, reafirmaram sua preocupação com a imigração ilegal e indicaram que construir um muro fronteiriço não ajuda em "nada" a solucionar o problema.

Durante sua visita à zona sul do país, os prelados constataram os atropelos que sofrem milhares de centro-americanos ilegais que querem entrar no México para assim entrar nos Estados Unidos.

"Preocupa-nos que milhares de mexicanos e centro-americanos estejam deixando seus países e arriscando sua vida para cruzar aos Estados Unidos", declarou à imprensa o presidente da Comissão Episcopal do Mobilidade Humana e Bispo de Cidade Juárez, Dom. Renato Ascencio Leon.

Por sua vez, o Bispo de São Bernardino (Califórnia), Dom Gerald Barnes, assinalou à EFE que "já não queremos mais mortes e sim queremos um melhor trato para os migrantes". Do mesmo modo, manifestou-se contra a construção do muro fronteiriço e o envio de membros da Guarda Nacional para a fronteira México-Estados Unidos.

"Acreditamos que a migração deve ser atendida e isto o praticamos com as autoridades dos países envolvidos", afirmou por outro lado o Bispo de El Paso (Texas), Dom Armando Ochoa.