O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, indicou que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) deve escutar as sugestões da comissão de seguimento eleitoral da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), que procuram evitar conflitos e obter eleições presidenciais limpa e confiáveis.

"Há muitos setores que têm grandes reservas no processo e por isso eu, assim como o Episcopado, acredito que o setor oficialista e o CNE têm que fazer tudo o possível para dissipar essas dúvidas, sobretudo porque são razoáveis e porque algumas das petições estão estabelecidas nas leis", declarou o Cardeal à imprensa.

O Arcebispo destacou a importância que tem para o país que as eleições de 3 de dezembro não tenham vícios, mas sim "sejam uma expressão democrática para todos".

Em 4 de maio passado, a comissão do Episcopado solicitou ao CNE uma audiência para dialogar sobre as condições necessárias para um processo limpo e transparente. Entretanto, até o momento o órgão eleitoral venezuelano não aceitou este pedido.

Por outro lado, o Cardeal Urosa se encontra caminho da Santa Sé para receber do Papa Bento XVI o Pálio Arcebispal no próximo dia 29 de junho, e tomar posse da igreja Santa Maria dos Montes.

Também visitará a sede da Pontifícia Comissão para a América Latina e da Pontifícia Comissão para a Justiça e a Paz, às quais foi atribuído.