O Bispo Auxiliar do Bagdá, Dom Andreas Abouna, informou que o sacerdote Jamil Nissan, pároco da Ascensão nesta cidade, se salvou de morrer depois que um míssil atingira seu templo, explodindo há alguns dias. Logo em seguida foi acompanhado por vários paroquianos que sabiam que se encontrava sozinho ao momento do ataque.

O Prelado disse à organização Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) que a igreja ficou bastante danificada mas que felizmente ninguém saiu ferido e que alguns paroquianos acompanharam o Pe. Nissan para confortá-lo e acalmá-lo.

Do mesmo modo, elogiou o valor e a fé destas pessoas "neste tempo desesperado e de tensão" e disse que "esperava" ataques deste tipo em qualquer momento. "Claro que as pessoas estão assustadas, mas há algo mais forte do que o temor: sua fé. Quando os paroquianos souberam do ataque à igreja, chamaram o sacerdote. Sabiam que estava sozinho e que como qualquer ser humano estava muito assustado, assim foram acompanhá-lo", explicou o Bispo.

Dom Abouna manifestou também que ninguém admitiu sua responsabilidade pelo ataque, mas acredita que foi uma agressão deliberada contra a comunidade cristã e que o incidente é parte de uma onda crescente de violência que o Governo está tratando de conter com toques de recolher muito severos.

"As pessoas estão desesperadas. Esperaram a paz durante três anos e ainda a esperam. Isto os entristece muito e sentem que não têm saída. Sempre nos questionamos por que atacam Igrejas já que são lugares de paz e oração, um lugar onde os cristãos podem se reunir e ser felizes, nada mais", assinalou o Prelado.

O Bispo Auxiliar de Bagdá saiu ao encontro de quem alega que os cristãos simpatizam com as chamadas forças de "cruzadas" ao afirmar que "as pessoas entendem que somos cristãos. Sabem que isto não significa que sejamos um ou mesmo que o ocidente".