Milhares de peregrinos se reuniram esta manhã na Praça de São Pedro para assistir à Audiência Geral com o Papa Bento XVI, quem exortou os presentes a imitar a prontidão do São Tiago em responder ao chamado do Senhor.

Ao iniciar a catequese intitulada "São Tiago Maior", o Santo Padre lembrou que "o apóstolo assim chamado é irmão de João, e nas listas dos nomes ocupa o segundo lugar imediatamente depois de Pedro, como em Marcos, ou o terceiro lugar depois de o Pedro e André nos Evangelhos de Mateus e de Lucas. Este Tiago pertence, junto com Pedro e João, ao grupo dos três discípulos privilegiados que são admitidos por Jesus em momentos importantes de sua vida".

O Pontífice fez referência a dois momentos da vida deste apóstolo, e recordou que "pôde participar do momento da agonia de Jesus no horto do Getsêmani e do evento da Transfiguração de Jesus".

"Trata-se –prosseguiu– de situações muito diversas: em um caso, Tiago com os outros dois Apóstolos experimentam a glória do Senhor; no outro se encontra diante do sofrimento e da humilhação, vê com os próprios olhos como o Filho de Deus se humilha fazendo-se obediente até a morte".

O Papa explicou que a segunda experiência "constituiu a ocasião para amadurecer na fé, para corrigir a interpretação unilateral, triunfalista da primeira: ele teve que ver que o Messias, esperado pelo povo judeu como um triunfador, na realidade não estava somente rodeado de honra e glória, mas também de sofrimentos e de debilidades".

Deste modo acrescentou a modo de síntese de ambas as experiências: "A glória de Cristo se realiza justamente na Cruz, na participação em nossos sofrimentos".

Em seguida, Sua Santidade citou os Atos dos Apóstolos, onde se relata o martírio de Tiago, e afirmou que tal notícia "revela quão normal era para os cristãos testemunhar o Senhor com a própria vida".

Citando a tradição que afirma que o corpo do apóstolo estaria em Santiago de Compostela, Bento XVI destacou que "deste modo se explica a representação iconográfica de Tiago com o bastão do peregrino e o Evangelho na mão, características do apóstolo itinerante e dedicado ao anúncio da ‘boa notícia’, características da peregrinação da vida cristã".

Finalmente o Papa convidou os presentes a imitar São Tiago em sua "prontidão para acolher o chamado do Senhor quando nos pede deixar o ‘barco’ de nossas seguranças humanas, o entusiasmo no segui-lo pelas ruas que Ele nos indica além de cada uma de nossas presunções ilusórias, a disponibilidade a testemunhá-lo com valor, e se necessário, até o sacrifício supremo da vida".