O Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, afirmou durante sua homilia do Corpus Christi na Catedral desta cidade que o amor eucarìstico é modelo para o amor familiar.

O Prelado assinalou que "amar a Deus é, em realidade, uma mentira se o homem se fechar ao próximo ou inclusive o odeia" por isso "nada há mais longe dos cristãos que o ódio, a violência, a injustiça e o rancor".

Do mesmo modo, Dom García-Gasco disse que a viagem apostólica do Papa a Valência é "uma visita que nos mostra o amor de Deus e pretende difundir a paz, a concórdia e o entendimento" e destacou que a solenidade hoje de Corpus Christi "é também uma festa que chega muito diretamente às famílias" porque é a "festa do amor dos amores, do amor familiar mais intenso porque tem em Deus sua origem e sua morada".

O Arcebispo denunciou também que as famílias no momento atual vivem "umas circunstâncias difíceis pelos maus entendimentos que recebem de parte dos poderes públicos e os legisladores" e que esta situação se registra "em muitas partes do mundo, sem que seja a Espanha uma exceção".

O Prelado também augurou que a visita do Papa Bento XVI a Valência para o Encontro Mundial das Famílias (EMF), faz que a solenidade do Corpus Christi "adquirisse entre nós uma conotação singular".