A fim de refletir sobre "a missão da Igreja" e o 5º Centenário do nascimento de São Francisco Xavier, realiza-se em Navarra até a quinta-feira 22, as Jornadas Nacionais de Delegados Diocesanos de Missões e Diretores Diocesanos das Obras Missionárias Pontifícias (OMP).

O evento será inaugurado pelo Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e Arcebispo de Nápoles, Cardeal Crescencio Sepe. Como parte do programa, o Cardeal dará nesta terça-feira 20 de junho uma exposição sobre "A missão ad gentes da Igreja na atualidade".

Na quarta-feira, dia 21, o Pe. Carlos Collantes, missionário xaveriano, irá expor sobre "São Francisco Xavier, hoje". Depois serão ouvidos os testemunhos de dois missionários na Ásia e se apresentará o Estatuto das OMP, o Plano de Ação da Comissão Episcopal de Missões, assim como o Manual do Delegado Episcopal de Missões e do Diretor Diocesano.

No último dia do evento, o Arcebispo da Pamplona, Dom Fernando Sebastián, dissertará sobre a conferência "Domund 2006: São Francisco Xavier, testemunha e mestre da missão". Finalmente, serão apresentadas as conclusões.

As jornadas são organizadas pela Comissão Episcopal de Missões e Cooperação entre as Igrejas e as Obras Missionárias Pontifícias.