A agência de notícias italiana "Affari Italiani" citou "confiáveis fontes vaticanas" que indicam a proximidade de importantes mudanças na área de comunicações da Santa Sé.

Logo depois do anúncio formal do atual Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé sobre sua próxima substituição, a agência anunciou que um dos candidatos a substituir Joaquín Navarro-Valls, que serviu durante 22 anos no posto "poderia ser o vaticanista do jornal IL Messaggero, Orazio Petrosillo.

"Petrosillo é bem visto pela Cúria Vaticano e poderia ser nomeado ao lugar Navarro-Valls, ou também como diretor de L'Osservatore Romano, no lugar do atual diretor Mario Agnes," que ocupa o cargo desde 1984 e que também indicou, embora não oficialmente, seu desejo de se retirar, diz a agência.

A mesma fonte assinala que a Santa Sé poderia oferecer a Navarro-Valls um lugar como representante do Vaticano em algum organismo internacional, em consideração de sua firmeza doutrinal e sua experiência em foros internacionais como a cúpula de População do Cairo, e a Cúpula sobre a Mulher em Pequim.