O Bispo de Hong Kong, Cardeal Joseph Zen, revelou que representantes do Vaticano e autoridades chinesas mantiveram algumas reuniões a portas fechadas em Pequim, para tratar o restabelecimento de laços diplomáticos.

Conforme informa a agência France Press, o Cardeal descreveu estas conversações como um "grande passo à frente", depois que as relações endureceram com a decisão do Governo comunista de ordenar três bispos cismáticos, que não contam com a aprovação da Santa Sé.

Entretanto, para o Cardeal Zen, estas reuniões mostram que o restabelecimento das relações ainda está no programa do Governo chinês. "As conversações da Santa Sé com o Governo (chinês) são a respeito da liberdade religiosa no país. O tema central é a normalização das relações", indicou.

Do mesmo modo, disse estar "um pouco preocupado" pelas recentes nomeações de bispos sem o consentimento vaticano. "Pensamos que isso poderia deter as conversações mas parece que agora ambos os lados deram um grande passo à frente", assinalou e precisou que desconhece por quanto tempo os representantes vaticanos permaneceram na capital chinesa ou quando partiram dela.