O Núncio em Israel, o Arcebispo Antonio Franco, reuniu-se com o Ministro de Turismo, Isaac Herzog, para definir alguns aspectos da possível viagem de Bento XVI a Israel durante os primeiros meses do próximo ano.

Se trataria de uma significativa visita pois além de promover e alentar as peregrinações a Israel, constituiria uma visita de tipo político e econômico.

O Ministro Herzog afirmou que Israel estaria preparada para a visita papal e propôs a Dom Franco que seja Israel a sede da Conferência Mundial dos Bispos, pois afirma que tal evento seria muito significativo e alentaria as relações entre Israel e o Vaticano.

Por sua parte o Arcebispo Franco pediu a Herzog a promoção das negociações administrativo econômicas entre Israel e o Vaticano, e se facilite o tratamento dos sacerdotes e a formalização de sua situação com vistos. Também pediu que se facilite o trânsito regular dos peregrinos em Belém. Segundo fontes estatísticas do Ministério de Turismo, ao redor de 800 mil cristãos peregrinaram a Israel em 2005, dos quais a metade eram católicos e o resto protestantes e evangelistas. Os peregrinos cristãos constituem 40 porcento de todo o turismo que recebe Israel.