"A Santa Comédia" é o nome de uma polêmica peça teatral posta em cena há uns dias nesta capital, que zomba da Eucaristia e da vida religiosa com três supostas monjas que celebram uma caricaturesca "Missa".

A obra, dirigida por July Naters, apresenta três "religiosas"; que a modo de "clauns" (personagens que colocam um nariz vermelho para encenar comédias de humor negro) realizam uma "missa" aonde zombam dos ritos sagrados da Eucaristia, ao apresentar uma desatinada versão desta com cantos e bailes ofensivos.

Em uma entrevista concedida ao jornal La República, Naters disse que "o fato de que escolhêssemos a umas monjas não foi algo premeditado. Sinceramente nenhuma tinha intenção de falar de religião. Mas sim da dupla moral, da hipocrisia. Não estamos questionando a religião".

Entretanto, "A Santa Comédia" apresenta três religiosas que se autodefinem como "complicadas, alteradas e fofoqueiras, mas muito necessárias", conforme indica uma nota do mencionado jornal.

A primeira delas aproveita cada uma das situações e diálogos da obra para fazer algum tipo de alusão sexual, a segunda está constantemente bebendo alguma bebida alcoólica e expressa sua fascinação pelo licor; e a terceira é apresentada de modo agressivo, com atitudes próprias de bandidos. Os três personagens dialogam constantemente com o público e é comum o duplo sentido e a caricaturização do sagrado.