O Arcebispo de São Domingo, Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, assinalou que a cadeia perpétua é uma alternativa à pena de morte para sancionar a crimes de alta periculosidade, porque "inclusive a vida de um delinqüente é uma vida que Deus respeita".

Em declarações a um meio local, o Arcebispo se referiu à violência familiar que nos últimos meses cobrou a vida de 34 mulheres. Recordou que João Paulo II "sempre se opôs à pena de morte" porque forma parte da defesa da vida. Acrescentou que Deus "é o único dono da vida e ninguém deveria dispor" dela.

Solucionar problema de trabalho infantil

Durante a Missa celebrada pelo Dia Internacional da Luta Contra o Trabalho Infantil, o Cardeal recordou que na República Dominicana existem 400 mil cianças afetadas. "Tomara que nosso país seja um dos primeiros que aborde com seriedade este tema e tratemos de erradicar de uma vez por todas o trabalho infantil", expressou.

O Cardeal López Rodríguez explicou que os menores se vêem obrigados a trabalhar por distintas circunstâncias, às vezes a instâncias dos próprios pais que o fazem pelas necessidades econômicas de seus lares. Entretanto, recordou que o adequado em uma criança é primeiro estudar e depois trabalhar.