O Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins, presidirá amanhã 15 de junho às 4:00 pm (hora local) no Estádio do Mineirão de Belo Horizonte, Brasil, a Eucaristia de beatificação do Servo de Deus Eustáquio Van Lieshout.

O Padre Van Lieshout nasceu em Aarle-Rixtel, Países Baixos, em 3 de novembro de 1890 e foi batizado nesse mesmo dia com o nome do Humberto. Foi o oitavo de onze irmãos de uma família camponesa muito católica. Logo depois de ler a biografia do beato belga Damián de Veuster, presbítero que se santificou na ilha de Molokai para leprosos, entrou na Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e de María. Durante o noviciado tomou o nome de Eustaquio, em 1919 foi ordenado sacerdote e ficou em seu país até 1924.

Em 1925 chegou ao Rio de Janeiro, Brasil, e trabalhou durante 18 anos como missionário. Em abril de 1942 assumiu a paróquia do São Domingo, em Belo Horizonte, e faleceu ali aos poucos meses, em 30 de agosto de 1943. Seus restos mortais foram deslocados do cemitério para sua última paróquia, dedicada aos Sagrados Corações, em 1949.

Bento XVI autorizou em 19 de dezembro de 2005 que se promulgasse o decreto concernente a um milagre realizado por intercessão do Pe. Eustaquio.