A Associação Profissional de Professores de Religião de Centros Estatais de Andaluzia (APPRECE-A), lamentou que o projeto de lei de Educação para Andaluzia (LEOA) não contemple o ensino de religião nas escolas, e advertiu que formar aos estudantes em "um laicismo tresnoitado não é a forma correta de procurar o melhor" para esta comunidade autônoma.

No documento final da 5ª Assembléia do APPRECE-A, os professores advertem que quem impulsiona uma política laicista só procura expulsar à religião da vida pública. Indicaram que "todos os pronunciamentos contra a presença do ensino religioso na escola, suporta ares de intolerância, de sectarismo e de falta de cultura".

O texto recorda a quem quer tirar o ensino de religião das escolas, que Andaluzia possui "profundas raízes religiosas". "APPRECE Andaluzia defende uma escola em que caibamos todos, também os que não querem religião, para aprender a conviver juntos", assinala.

Por isso, os professores se solidarizam "com as centenas de milhares de famílias que demandam o respeito e o apoio à liberdade dos pais para decidir sobre a educação de seus filhos e, em particular, para responsabilizar-se por sua formação moral, ética e religiosa". Também expressam seu respaldo à "Nota da Assembléia dos Bispos do Sul da Espanha sobre o novo Estatuto de Autonomia da Comunidade Andaluz".

O documento final da 5ª Assembléia do APPRECE-A se encontra em: http://www.appreceandalucia.com/pcm320.htm