O Instituto de Política Familiar (IPF) estimou que a cada dia se produzem na Espanha 250 abortos, o que supõe um total de 90 mil ao ano, ou um a cada 5,8 minutos.

O Presidente do IPF, Eduardo Hertfelder, explicou que estas estimativas se apóiam em um incremento de 6,2 por cento no número de abortos na Comunidade de Madri, que passou de 16 mil e 228 abortos em 2004 a 17 mil e 245 em 2005.

"Se se confirmarem as estimativas brindadas pela Direção Geral de Saúde Pública do Conselho de Sanidade da comunidade de Madri, o número de abortos terá superado o milhão desde sua aprovação em 1985, já que em 2004 se produziram 84 mil e 985 abortos, o que significa que uma de cada seis gravidez terminou desta maneira", anotou.

Hertfelder também criticou a atitude do Ministério de Sanidade de não apresentar os dados dos falecimentos por aborto correspondentes a 2005 e pela não publicação de um relatório prometido para março deste ano sobre as causas do aborto na Espanha.

Do mesmo modo, insistiu à Ministra desse setor, Elena Salgado, a reorientar drasticamente sua política de saúde e sexualidade devido a sua comprovada ineficácia.