O Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, recordou que face às dificuldades que sempre existiu na educação, os pais de família "sempre serão os primeiros educadores, responsáveis pelo florescimento completo da dignidade de seus filhos como pessoas".

Em sua habitual carta semanal, o Prelado assinalou que "tendo em conta que os pais de família são sempre insubstituíveis, é necessário que estes dediquem seu precioso tempo ao maior tesouro que possuem: seus próprios filhos".

"A família, primeira comunidade educadora, necessita a ajuda de outros educadores, começando pela escola e a comunidade paroquial, mas abrangendo também todos os âmbitos da cultura, da sanidade ou do bem-estar social", anotou.

Dom García-Gasco advertiu que em ocasiões há pais e mães que parecem sentir-se impotentes para educar a seus filhos frente às contínuas mensagens de grande impacto que chegam através dos amigos, a televisão ou uma determinada cultura que impulsiona o egoísmo e o consumo absurdo.

Adicionou que "a tarefa de educar incumbe a todos, já que todos somos educadores de outros e podemos advertir os sinais negativos ou positivos que se expõem em cada setor da educação".

O Arcebispo de Valência recordou que para quem assume o amor como norma de vida, a vontade de Deus já não é algo estranho que os mandamentos lhe impõem desde fora, mas sim a liberdade que leva a verdadeira alegria."É possível amar ao próximo pela presença íntima do amor de Deus, que nos permite amar também à pessoa que não nos agrada ou quase não conhecemos", anotou.

Finalmente, o Prelado espanhol indicou que o V Encontro Mundial das Famílias Valência 2006 será sem dúvida também a festa da educação como cooperação com o Amor.