O Arcebispo do São Domingo, Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, insistiu neste domingo às autoridades a redobrar a vigilância para frear a onda de violência atual e à população sugeriu ser mais precavida para proteger-se, depois de definir como um "ato de selvageria" o assassinato de Vanesa Ramírez Fañas, uma jovem de 18 anos, na cidade de Santiago.

O Cardeal pediu também ao Governo fazer um maior investimento em educação, saúde e fontes de empregos, para que a população possa realizar atividades boas e produtivas.

Por sua parte, o Arcebispo de Santiago, Dom Ramón Benito de la Rosa y Carpio, pediu para que a morte de Ramírez se converta em estandarte para um movimento cívico não violento que enfrente a delinqüência e a insegurança no país. "A reação imediata do povo de Santiago e sua saída para as ruas para protestar e ter solidariedade com a família, é um indicativo de que o assassinato da jovem de 18 anos pode ser um símbolo para encarar a onda de violência", assinalou o Prelado.

Para Dom de la Rosa não só os criminosos são culpados, mas também em certa forma o são todos os que de uma ou outra maneira não cumprem com seu dever, e lamentou que do Estado se desviem recursos e energias para coisas não prioritárias, sem atender a segurança.

Do mesmo modo, pediu um Policial Nacional mais efetivo, mas recordou que nem tudo se deve deixar a essa instituição e as autoridades. O prelado também exigiu leis para viajar de motocicleta, e recordou sua experiência na Colômbia, onde há normas muito estritas para deslocar-se neste tipo de veículos, que são propensos a ser usados por delinqüentes.