Na intervenção em nome da Santa Sé ante os participantes da 95° sessão da Conferência Internacional do Trabalho que está sendo realizada em Genebra desde o dia 31 de maio até 16 de junho, o Observador Permanente na Organização Internacional do Trabalho, Dom Silvano Tomasi, C.S., lembrou a todos os presentes a importância da dignidade do trabalho e que é a pessoa humana o sujeito e o protagonista deste.

Ao iniciar seu discurso, Dom Silvano Tomasi, em nome da Santa Sé, afirmou que "nota com satisfação que o trabalho digno, não só como idéia, mas sim como uma agenda estratégica, está agora à frente de qualquer discussão por erradicar a pobreza e que uma convergência de esforços é posta a caminho para sua implementação".

Entretanto fez notar como se mantêm em crescimento as desigualdades entre diversos países e adicionou que "é evidente que muitas pessoas permanecem excluídas de desfrutá-lo (trabalho digno) pois são indecentemente exploradas ou não têm trabalho".

Depois de dar vários exemplos e dados estatísticos, o Observador permanente da Santa Sé fez notar que "a desigualdade e a pobreza constituem o tema moral do século 21".

"Amarca pessoal que se dá através do trabalho traz consigo satisfação e o desejo de crescer, de dar e contribuir em um modo positivo à coexistência social. Se falta o trabalho ou se for indecente, a pessoa é empurrada para uma crise e uma pessoa em crise é facilmente tentada pelo comportamento anti-social e destrutivo" adicionou.

Também, Dom Silvano Tomasi, dirigiu-se ao Presidente da Organização Internacional para o Trabalho: "a veloz evolução do processo de globalização impacta diretamente sobre as organizações de produção e de trabalho e continua demandando imaginação para sustentar o trabalho decente".

Finalmente citou ao Papa Bento XVI quem em 1 de maio passado recordou que "a pessoa humana é sujeito e protagonista do trabalho".