O Arcebispo da Santa Cruz da Serra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, convidou a todos os setores envolvidos no conflito por terras a dialogar e lamentou que entre bolivianos se tenha que chegar ao enfrentamento e a morte para conseguir um terreno.

Durante sua homilia dominical, o Cardeal mostrou sua profunda preocupação pelo tema, ao considerar que o país parece estar entrando em lutas fratricidas, que exigem de todos os envolvidos a busca de soluções pacíficas no marco da lei.

"Não deve fomentar os egoísmos nem as ambições com atitudes que, às vezes, vão contra as próprias leis do país. Se a população se apegasse mais a Deus, haveria menos mensagens violentas e menos insinuações de brigas e guerras, que não solucionam as coisas", anotou.

O Cardeal Terrazas pediu aos bolivianos "deixar-se levar pelo diálogo, o acordo, a irmandade e a solidariedade porque Deus não necessita sangue humano para estar contente, mas sim necessita que a dignidade humana seja o centro de nossas aspirações e desejos".

"A terra não é um objeto para repartir a gosto de qualquer, mas tampouco, para que seja monopolizada por uns poucos. Deve ser um bem que beneficie a todos", adicionou.

Referindo-se à autonomia departamental e a próxima instalação da Assembléia Constituinte, o Arcebispo indicou que com estes processos o país tem a oportunidade de trocar não uma imagem, mas sim uma nova maneira de viver, onde haja respeito e todos saibam o que é o bem comum e até onde chegam as liberdades pessoais.

"Este é o grande desafio que nos oferece o país, de ser construtores de uma Bolívia para todos, e não novamente fragmentada para benefício de uns poucos ou para nos pôr em uma guerra contínua", concluiu.