"As perspectivas de crescimento da indústria turística na América Latina e no Caribe são muito promissoras e as circunstâncias aconselham à Igreja Católica da região interessar-se neste processo", afirmou Manuel Quiterio Cedeño, Presidente da Associação Dominicana de Imprensa Turística no Primeiro Encontro Continental sobre Pastoral do Turismo convocado pela CELAM nesta capital.

O também ex-assessor do SEMOV, departamento da CELAM que se ocupa da pastoral turística, destacou que para o ano de 2006 a indústria de viagens e turismo moverá 355 bilhões de dólares na região segundo o prognóstico elaborado pela Universidade de Oxford para a World Travel & Tourism Council; e números da Organização Mundial do Turismo (OMT) indicam que em 2005 a América Latina e o Caribe registraram 55 milhões de turistas e em 2004 os ganhos nesta indústria foram 45 bilhões de dólares.

Cedeño indicou que para o Caribe a indústria tem uma grande incidência econômica e em quase todos os países latinos existe "uma grande agitação e interesse" pela expansão desta indústria e ter novos investimentos. "A importância do setor de turismo e suas contribuições à economia está crescendo em toda a região e a OMT projetou que em relação ao ano passado, o Caribe passará de 19,2 milhões de turistas a 26,6 milhões, América Central de 4,3 a 6,6 milhões e América do Sul de 18 milhões a 26,9 milhões de turistas", acrescentou.

Deste modo assegurou que o turismo pode ser um  novo campo "de evangelização, um daqueles grandes campos da reflexão contemporânea e a cultura, da política e da economia, em que os cristãos estão chamados a viver sua fé e sua vocação missionária".

Para o analista, que também serviu na Conferência Episcopal Dominicana na área de turismo, a missão da Igreja nesta esfera da vida "transcende a visão mais estendida que é a de celebrar a missa dominical para os visitantes, e traça o caminho de acompanhar às comunidades atingidas pelo turismo e a toda a sociedade e contribuir com seu enfoque cristão a que este setor seja cada vez mais positivo".

Também sublinhou que a Igreja deve considerar que no Caribe 2,6 milhões de postos de trabalho dependem do turismo na América Latina outros 17 milhões. "São números que chamam a atenção", precisou durante o Encontro no que participaram, entre outros, o Secretário do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerante, Dom Agostino Marchetto.