Umas mil pessoas, entre acadêmicos, políticos, empresários e economistas do Chile e de outros países participaram no último fim de semana do 2° Congresso Ibero-americano Católicos e Vida Pública realizado na sede central de Universidade Santo Tomás com o fim de contribuir à tarefa evangelizadora que o Papa João Paulo II propôs aos líderes leigos do mundo.

Entre as exposições mais importantes do evento destacou a denominada "Católicos e Vida Pública na América Latina", em que o Subsecretário Pontifício Conselho para os Leigos, Guzmán Carriquiry, invocou aos presentes a se lançarem a uma nova evangelização, entre outras razões porque há escassez de autoridades ou líderes católicos. "Há uma incongruência na sociedade de nossa época, que é o divórcio entre a fé e a vida diária de muitos", anotou Carriquiry.

Do mesmo modo, Attilio Tamburrini, diretor na Itália da associação internacional Ajuda à Igreja que Sofre, ressaltou na palestra titulada "A Intolerância da Liberdade", que infelizmente existe a possibilidade de que a liberdade seja levada a intolerância, ao assegurar que a liberdade religiosa é como um teste para todos outros direitos humanos.

Enquanto isso, na mesa redonda "O religioso: um Adorno, um produto ou uma vida", a espanhola Raquel Balencia, Top model no ano 2003, compartilhou com os presentes sua convicção de batizar-se sendo adulta, depois de ter descoberto que os valores cristãos eram os seus. "Agradeço a meus pais que durante minha infância não me obrigaram a ter fé, e nem a escolheram para mim. Eles me mostraram seu mundo, mas não me obrigaram a escolher. Aos 18 anos tive que decidir e minha decisão seria verdadeira e profunda", indicou.

Por sua parte na conversa empresarial, o Presidente de Sul-americana de Vapores, Ricardo Claro, respondeu à pergunta "Como se Vive a Fé em sua Empresa? ao assinalar que a economia social de mercado só pode funcionar se existir ética, posto que ela está apoiada na boa fé, no cumprimento da palavra e nos costumes.

"Meu pai me ensinou que cumprir a palavra é muito mais importante que respeitar uma escritura pública. E isso trato de ensinar a todos meus empregados", anotou Claro.

Do mesmo modo, nos foros sobre "Os Jovens em Marcha pela Cultura da Vida", Ester Rojas, Diretora de Teatro, assinalou que com a obra "A Parábola do Filho Pródigo", que representou com seu grupo, conseguiu chegar "direto ao coração, às emoções e transmitir que somente através da comoção se chega à mudança, à verdadeira conversão".

 Por outro lado, Francisca Valdivieso, ginecologista de Médicos Sem Fronteiras, relatou seu trabalho no país africano da Liberia, onde foi atribuída a missão de diminuir a mortalidade materna, no marco de um programa de uma organização humanitária internacional.

Adicionou que mesmo que esta organização é irreligiosa e apolítica, e em ocasiões foi discriminada por seus colegas pois ela é católica, a experiência foi magnífica, razão pela qual alentou aos assistentes a manifestar sua fé abertamente e relacionar-se com pessoas ou organizações de outros credos.

O 2° Congresso Ibero-americano Católicos e Vida Pública concluiu com uma Eucaristia na Igreja San Lázaro, presidida pelo Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz.