O Presidente do Tribunal Eclesial da Colômbia, Dom Libardo Ramírez, deu a conhecer que a Igreja na Colômbia promoverá um referendo para reverter a decisão da Corte Constitucional desse país que despenalizou o aborto recentemente.

"Iremos até um referendo para que o povo colombiano decida se está de acordo com que se assassine a milhares de crianças," afirmou o também Bispo Emérito de Garzón no sábado, em declarações a Radio Caracol.

O Prelado também disse que a Corte Constitucional "tomou atribuições que não lhe correspondem" ao descriminalizar o aborto em caso de má formação do feto, risco para a vida da mãe e estupro, que antes sim era castigado prisão.

Por sua parte, o Ex-Viceministro de Justiça, Rafael Nieto Loaiza, considerou positiva a proposta de referendo feita por  Dom Ramírez. "Acredito que essa é a resposta a uma decisão da Corte Constitucional que responde às opiniões pessoais de cinco magistrados. Nesse sentido perguntar à maioria dos colombianos qual é sua opinião sobre a desciminalização do aborto, pode ser a maneira correta para desfazer a ofensa criada pela Corte com sua sentença", indicou.

Coleta de assinaturas

Por sua parte, o Reitor da Universidade Gran Colombia, José Galat Noumer, indicou que nos próximos dias iniciarão o processo de coleta de assinaturas para apoiar esta iniciativa. "vamos levar pelo menos sete milhões de assinaturas, porque não somente os católicos, mas inclusive os protestantes e as pessoas que não têm nenhuma religião, mas que respeitam a vida, estariam dispostos a assinar este plebiscito, e pôr freio aos abusos da Corte Constitucional", assinalou Galat.