A visita do Papa Bento XVI durante o V Encontro Mundial das Famílias que se celebrará entre 1 e 9 de julho em Valência mobilizará mais de 12 mil pessoas com o fim de garantir a segurança do evento.

O plano de emergência elaborado pela Generalitat junto com a Delegação do Governo, a Prefeitura de Valência, a Fundação do Encontro e o Arcebispado integrado pela polícia local, proteção civil, bombeiros; pessoal sanitário e voluntários.

Os dispositivos se distribuirão em quatro âmbitos de atuação: a Cidade das Artes e as Ciências, a cidade de Valência, a Feira de Amostras e as populações com grande afluência de peregrinos. Além disso, a Cidade da Justiça abrigará o Posto de Mando Preventivo de onde se coordenarão todas as atuações.

A respeito, o Conselheiro de Justiça, Interior e Administrações Públicas, Miguel Peralta, destacou que até este momento é o maior dispositivo posto em marcha na Comunidade Valenciana, devido ao grande número de peregrinos, que segundo estimativas ultrapassaria um milhão de pessoas.

"Todos e cada um dos recursos que se encontram contemplados no presente Plano formam parte de uma complexa estrutura que está articulada para que, em caso de necessidade, funcione como uma só unidade dando resposta às necessidades dos cidadãos e dos milhares de peregrinos", adicionou Curva.

Das mais de 12 mil pessoas que atenderão as emergências e urgências durante o EMF, 652 fazem parte do dispositivo sanitário. Quanto aos Bombeiros Municipais da Prefeitura de Valência, estes contarão com quatro bombas urbanas ligeiras e um veículo de Coordenação Avançada, assim como 100 pessoas.