Diante de milhares de peregrinos chegados de todas as partes do mundo, o Papa Bento XVI rezou o Angelus Dominical e em suas palavras de introdução lembrou aos fiéis que somente no amor, a pessoa encontra sua verdade e sua felicidade.

No domingo em que a Igreja celebra a Solenidade da Santíssima Trindade, o Pontífice afirmou que "graças ao Espírito Santo os crentes podem conhecer a intimidade de Deus mesmo, descobrindo que Ele não é solidão infinita, mas sim comunhão de luz e de amor, vida doada e recebida em um eterno diálogo entre o Pai e o Filho no Espírito Santo".

"Quem encontra Cristo e ingressa com Ele em uma relação de amizade, acolhe a mesma Comunhão trinitária na própria alma" adicionou o Santo Padre.

Refletindo brevemente sobre a Criação, o Papa fez notar que "todo o universo fala de Deus Uno e Trino. Todos os seres estão ordenados segundo um dinamismo harmônico que podemos chamar analogamente ‘amor’".

Mais adiante, Referindo-se a este dinamismo harmônico, enfatizou que "somente na pessoa humana, livre e racional, este se converte em espiritual, faz-se amor responsável, como resposta a Deus e ao próximo em um dom sincero de si. Neste amor o ser humano encontra sua verdade e sua felicidade".

Deste modo explicou a Trindade com a analogia da família, "chamada a ser uma comunidade de amor e de vida, na qual as diversidades devem concorrer a formar uma ‘parábola de comunhão’".

Finalmente saudou em diversas línguas aos peregrinos e deu a Bênção Apostólica.