As imagens da Santíssima Trindade e do Menino Jesus roubados no último mês de janeiro da igreja Santíssima Trindade, na cidade de mesmo nome, foram recuperadas pela polícia na localidade de Itacuá, à beira do rio Paraná, quando estavam a ponto de ser tranportadas para a Argentina.

O chefe de investigações da Polícia Nacional de Itapúa, Bernerio Méndez, informou que um desacordo entre os ladrões pela divisão do dinheiro da venda motivou que um deles avisasse à chefia de investigações e pudesse recuperar imagens esculpidas em madeira que datam do século XVII .

"As imagens foram encontradas envoltas em bolsas pretas e já se tem informações sobre a identidade dos ladrões. Dois deles morreram em diferentes circunstâncias, mas até agora se desconhece se as mortes estão ligadas com o roubo", adicionou Méndez.

A perda das imagens tinha provocado grande desgosto entre os habitantes de Trindade, quem se preparava para celebrar neste domingo o dia de seu Santo padroeiro –Santíssima Trindade– sem a venerada imagem que fará 300 anos esse dia.

As obras recuperadas pertencentes às ruínas jesuíticas da redução de Santíssima Trindade, consistem em duas imagens de corpo inteiro do Menino Jesus, de 60 centímetros de altura cada um, e uma imagem da Santíssima Trindade, de aproximadamente 80 centímetros de altura.