O Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, afirmou que se a igreja anglicana consagrar "bispas" fará que a unidade seja "inalcançável".

Conforme informa o London Times, o Cardeal alemão pediu ao arcebispo anglicano de Canterbury, Rowan Williams, e seus demais bispos que não permitam a consagração episcopal de mulheres. O Cardeal fez estas declarações em uma reunião privada celebrada nesta semana com os anglicanos em Market Bosworth, Leicestershire.

"O diálogo ecumênico no verdadeiro sentido da palavra tem como meta a restauração total da comunhão eclesial. Essa foi a pressuposição de nosso diálogo até agora. Essa premissa poderia deixar de existir devido da ordenação episcopal de mulheres", explicou o Cardeal Kasper.

"A participação da única mesa do Senhor, que desejamos de todo coração, desapareceria na longínqua e inalcançável distância. Em vez de nos aproximar um para o outro, nos afastaria" precisou.

Espera-se deste modo que dentro de pouco, o Papa Bento XVI e o arcebispo Williams anunciem a terceira ronda de conversações sob o auspício da comissão internacional católica-anglicana.