Em uma mensagem enviada a nome do Papa Bento XVI aos participantes da 36º Assembléia Geral da Organização de Estados Americanos (OEA), o Cardeal Angelo Sodano, Secretário de estado do Vaticano, chamou os países da região a promover e defender o direito à vida e a família.

Ao recordar que o tema principal da reunião concluída em São Domingo (República dominicana) foi "a dignidade da pessoa humana, o valor absoluto da vida humana desde sua concepção até seu fim natural", o Cardeal Sodano destacou que o Continente Americano "tem uma tradição de respeito à vida que se vê agora ameaçada pela pressão de correntes estranhas a sua natureza".

"No âmbito da tutela da dignidade da pessoa humana é também uma prioridade favorecer as condições para que diminua a violência em suas diversas formas: terrorismo, ataque contra civis inocentes, seqüestros, ameaças, tráfico de droga", adiciona a carta.

O Cardeal Sodano ressalta entretanto que um tema "essencial" e unido ao da dignidade da pessoa humana, é "a promoção da família, apoiada no matrimônio".

"Promover a família é uma tarefa essencial para o desenvolvimento da sociedade de todo o Continente. A família é o lugar da aprendizagem, do conhecimento, da formação básica do futuro protagonista da vida social. Por isso, a primeira entidade que os Estados têm que proteger e promover é a família", sublinha.

"O papel desempenhado pelos pais –segue o Cardeal– é fundamental e não pode ser substituído pelo Estado ou outra instituição, que é um complemento necessário e muito benéfico, mas não substitui o papel primitivo dos pais, a quem compete também escolher a forma de educação que querem para seus filhos".

Depois de pôr em relevo que a família "não pode desempenhar adequadamente sua missão se não dispor das condições materiais mínimas para isso", o Secretário de estado denuncia "a persistência, às vezes agravada, da pobreza e do aumento da desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres".

Distribuir e gerar riqueza

"Não se trata somente de distribuir mais adequadamente o que há, mas sim de melhorar as condições de produção e de procurar novas modalidades de um desenvolvimento em paz e harmonia para todos", afirma o Secretário de estado, ao destacar que "a Doutrina Social da Igreja oferece um marco que permite sentar as bases da edificação de uma sociedade que tem como centro ao homem e não ao dinheiro ou a ideologia".

O Cardeal Sodano termina exortando a "perseverar na via do constante diálogo entre os países".

"A grande maioria dos habitantes dos países da OEA são cristãos e as raízes cristãs podem constituir um apoio decisivo à vida social e política dos Estados Americanos", conclui o Cardeal.