O Arcebispo de São Domingo, Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, destacou a importância da 36º Assembléia Geral da OEA que se celebra no país e advertiu que os constantes problemas sociais que existem no continente respondem a necessidades materiais insatisfeitas.

O Cardeal recordou que na maioria dos países latino-americanos existe uma dívida social acumulada que se expressa nas reclamações da população. Fazendo referência a uma frase popular, advertiu que "em toda inquietação social sempre há um problema social não satisfeito".

Por isso, pediu que a II Cúpula dos países do Sistema de Integração Centro-americana (SECA) e a 36º Assembléia Geral da OEA, que se realizam na República Dominicana, sejam ocasião para elaborar medidas encaminhadas a diminuir a pobreza no continente. "Nem sempre coincidimos todos, mas o importante é que nos encontremos, que nos conheçamos e falemos juntos de coisas que interessam a todo o continente", indicou.

O Cardeal López Rodríguez lembrou a necessidade de fortalecer a governabilidade porque ela está intimamente relacionada ao desenvolvimento das nações.