O Arcebispo de Corrientes, Dom Domingo Castagna, lançou oficialmente a coleta anual do Cáritas Corrientes para o dia 11 de junho em todo o país.

Dom Castagna lembrou que "a coleta serve para criar consciência das necessidades profundas de nosso povo e da atividade própria do Cáritas, que responde a essas necessidades como uma instituição vinculada intimamente à Igreja, através de seus pastores".

"Este é realmente o exercício da caridade, no sentido pleno do termo não somente teológico, mas também concretamente através da solidariedade autenticamente evangélica", acrescentou.

Em relação com o lema da coleta deste ano, "Por uma sociedade sem exclusão nem pobreza", o Arcebispo destacou sua grande vigência e atualidade e esclareceu que "nossa grande preocupação precisamente, é a pobreza e a exclusão; nosso esforço tem que estar dirigido a que a pobreza, como carência de bens fundamentais para a vida, desapareça através dos caminhos normais de uma distribuição econômica séria e de uma multiplicação das fontes de trabalho; isso não é somente pela necessidade concreta mas também pela dignidade mesma das pessoas".

O Arcebispo de Corrientes adicionou que "todos têm direito a um trabalho digno e a sua incorporação em uma sociedade que tem que caminhar junta para o futuro, por isso sem exclusões, porque a pobreza exclui a pessoa da educação, da saúde e de outros aspectos da sociedade contemporânea, e isso terá que eliminá-lo porque Jesus nos faz irmãos em exercício de fraternidade e de solidariedade".

Finalmente, Dom Castagna revelou que "Cáritas tem uma função importante que é a de atender às pessoas e realizar trabalhos de promoção humana de pessoas que têm direito a ser tratadas com a dignidade que merecem. Terá que eliminar à pobreza e não aos pobres, os pobres desaparecerão à medida que desapareça a pobreza e lhes dêem o que lhes corresponde, sem desigualdades".

Cáritas Corrientes brinda diariamente assistência a mais de três mil pessoas em 30 com comida, a cinco mil crianças em bancos de leite e a 33 centros de apoio escolar. Do mesmo modo, financia programas de promoção humana, projetos de auto consumo e emprendimentos comunitários, e entrega medicamentos em forma gratuita a mais de mil pessoas por mês.