O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira dois novos Bispos Auxiliares para a arquidiocese de Quito: Dom René Coba Galarza e o Padre Danilo Echeverría Verdesoto.

Dom Coba nasceu em Quito, em 26 de setembro de 1957. Estudou nos Seminários Menor e Maiorr desta cidade. É Licenciado em Teologia e Master em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Equador.

Recebeu a Ordenação Sacerdotal em 3 de julho de 1982. Desempenhou diversos serviços pastorais na arquidiocese de Quito: Pároco, Formador no Seminário Menor, Professor na Universidade Católica do Equador. Por encargo dos bispos do Equador, colaborou em várias tarefas na Conferência Episcopal Equatoriana. Atualmente é Pároco de Chimbacalle, ao sul de Quito, e Vigário Geral da arquidiocese de Quito.

O Padre Echeverría nasceu em Quito, em 19 de junho de 1962. Fez seus estudos com os Irmãos Maristas na escola "Pedro Pablo Borja" núm. 2, de Quito, e no Colégio "Os Andes".

Estudou Medicina na Universidade Central do Equador; mas depois decidiu entrar no Seminário Maior de Ibarra. Obteve seu doutorado em Teologia na Universidade de Navarra, Espanha.

Sua Santidade João Paulo II o ordenou sacerdote em 29 de maio de 1988. dedicou-se sobre tudo a docência eclesial no Seminário Maior de Ibarra, do qual foi Vice-reitor durante quatro anos e Reitor desde o ano 2003 até agora.