O Arcebispo de São Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, expressou sua satisfação pelo discurso do Presidente da República, Elías Antonio Saca, pronunciado dia 1 de junho e destacou que tenha priorizado "o tema da delinqüência e de conter tudo o que estão passando as pessoas mais necessitadas".

Dom Sáenz considerou que outros temas abordados pelo Presidente Saca, como o da saúde e da alfabetização do país são muito oportunos, e destacou que o mais importante é o do dialogo com a oposição. "Os partidos não devem ter seu próprio programa, mas sim, devem ter unidade entre eles, para trabalhar para o bem da população, e me parece muito bom que o presidente esteja aberto ao diálogo, e tomara, que outros partidos estejam abertos também", assinalou.

Do mesmo modo, o Prelado mencionou o alto grau de criminalidade que se está vivendo em El Salvador, e colocou como exemplo o massacre da sexta-feira passada no Antigo Cuscatlán, onde morreram quatro pessoas: três crianças e uma mulher.

Ante esta situação, o Arcebispo de São Salvador assinalou que "é necessário que se faça algo para capturar a estes homens, para lhes amolecer o coração com sentimentos humanos, que já estão perdendo".

Para Dom Sáenz, este tipo de situações se originam na mudança de estratégias do Governo central com a mudança do Diretor da Polícia Nacional Civil. Por isso insistiu a este a que siga na luta, tomando máxima responsabilidade e procurar assim, " pessoas melhores para desempenhar este cargo tão delicado".