Frente a milhares de peregrinos que assistiram em Cartago à tradicional festividade do Dia da Virgem de los Angeles, Padroeira Nacional, o Bispo de Limón e Presidente da Conferência Episcopal da Costa Rica (CEC), Dom Francisco Ulloa, afirmou que existe uma crescente crise de valores no país que “está nos descompondo”.

O Prelado explicou está ocorrendo um  “deterioro” político, social e econômico no país, que se manifesta principalmente em uma “crise moral”; e expressou que “Costa Rica está nos descompondo, é a realidade”.

Do mesmo modo, o Bispo denunciou uma possível aprovação por parte do Governo para distribuir a “pílula do dia seguinte”, e afirmou que se trata de um método “claramente abortivo”.

Se aceitar a distribuição –acrescentou o Prelado–, a Costa Rica estaria violando sua Constituição Política, que em seu artigo 21 estabelece a garantia do  “direito à vida”.

Por outro lado, frente ao recente escândalo pelo caso de inconduta sexual de um sacerdote, o Prelado defendeu a maioria de sacerdotes da Costa Rica –uns 800 em total, a quem exaltou por seu sacrifício e dedicação pastoral; mas lembrou que a Igreja não pode desconhecer as ações “indignas” de uns poucos.

“Estamos dispostos a não tolerar (abusos de sacerdotes)”, afirmou o Prelado e acrescentou que “prometemos continuar aplicando medidas mais exigentes”.