Um total de 60 valencianos iniciaram os ensaios do toque geral de sinos com os quais receberão Bento XVI em sua visita a esta cidade nos próximos dias 8 e 9 de julho com ocasião do V Encontro Mundial das Famílias.

Os organizadores explicaram que "as provas de coordenação dos campanários consistirão no toque e escuta entre diferentes campanários da cidade com o fim de coordenar os sons, tal e como se fazia antigamente, quando não havia celulares nem rádios para ficar em contato".

Conforme informa a Rede de Música Católica, no momento que cheguar o Papa, "a torre do Miguelete da Catedral de Valência recuperará também um toque especial antiquíssimo com todos os sinos". "Trata-se do chamado 'toque de luminárias' denominado assim porque se executava quando a cidade se iluminava com luminárias e luzes de noite para acolher a uma personalidade destacada", acrescentou.

O toque de bem-vinda ao Papa, que durará aproximadamente uma hora, combina tempos de "grande potencia sonora" assim como "momentos mais tranqüilos, ao tocar somente os sinos menores junto a um grande", revelou.

Para acessar à informação completa pode ingressar no site: http://www.reddemusicacatolica.com