As Cáritas Diocesanas de Bilbao, Pamplona e San Sebastián, expressaram seu apoio à criação do projeto de Banca Ética FIARE, sob inspiração católica, que entre outras coisas financia "atividades econômicas que tenham um impacto social positivo".

FIARE (Fundação Investimento e Economia Responsável), nasceu em 2003 depois de um longo período de reuniões iniciadas em 2001 entre diversas organizações sociais espanholas. Em 2005, assinou um convênio com a "Banca Popolare Ética" de Pádua (Itália), para constituir-se agente oficial do banco.

O primeiro escritório na Espanha se abriu em Bilbao em 3 de outubro de 2005. Depois, em dezembro do mesmo ano, estendeu seus serviços a Pamplona. Agora conta com uma nova sede nas instalações do Cáritas Diocesana de Guipúzcoa.

Segundo os responsáveis por Banca Ética FIARE, entre os objetivos está "financiar atividades econômicas que tenham um impacto social positivo", pondo os recursos "ao alcance das pessoas mais pobres e das organizações que trabalham com e para elas".

Do mesmo modo, oferece-se ao poupador e investidor "a possibilidade de apoiar este tipo de atividades, canalizando seus desejos de decidir responsavelmente sobre o uso que faz a entidade financeira destes".

Maior informação sobre este projeto de Banca Ética, no site: http://www.proyectofiare.com